quarta-feira, 8 de outubro de 2014

RECEITA: Biomassa de Banana Verde

Hoje, vou dar uma receita para vocês que será útil para fazer o SUCO NUTRITIVO do próximo programa Uma Carioca na Roça (TV Onda Sul, Canal 9, Rede Minas): BIOMASSA DE BANANA VERDE.

A Biomassa de Banana Verde é um alimento 100% natural (usa-se a fruta verde), pouco calórico e de baixo índice glicêmico (ao contrário dos carboidratos refinados dos pães brancos, bolos comuns e massas em geral. Assim, a insulina é liberada de forma gradual, diminuindo o acúmulo de gordura no corpo).

Por que não usar banana madura? Primeiro porque a banana verde tem um tipo de açúcar ainda não completamente formado, o que o torna mais resistente, ou seja, de digestão lenta (e, com isso, a sensação de saciedade vem mais rápido). É também rica em prebióticos e probióticos, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, evitando, consequentemente, o desenvolvimento de doenças. 

Em resumo: saciedade rápida, intestino regulado e glicemia controlada - emagrecimento e saúde na certa! Por isso, ela é a queridinha dos nutricionistas funcionais. Quer mais um motivo para você entrar nessa vibe? É barata e acessível a todos!  Tá esperando o quê para aprender? Anota aí!

BIOMASSA DE BANANA VERDE

INGREDIENTES

Bananas verdes de qualquer tipo (não podem estar amarelando)

Água o suficiente para cobrir a panela de pressão.


MODO DE FAZER

1) Retire as bananas do cacho tomando o cuidado de cortá-las bem rente, preservando o talo. Em seguida, leve-as com água e sabão, enxaguando-as bem.




2) Em uma panela de pressão, coloque água o suficiente para cobrir as bananas (geralmente, até a metade da panela), ligue o fogo e, assim que ferver, coloque as bananas, uma a uma. Assim, haverá um choque térmico, importante na preparação da biomassa.




3) Colocadas todas as bananas, feche a panela de pressão. Assim que começar a chiar, conte 10 minutos e desligue. Após sair todo vapor interno da panela, destampe-a e retire as bananas com a ajuda de um pegador de macarrão (é mais fácil).




4) Com a ajuda de um garfo e faca (pois as bananas estão quentes), descasque as bananas, transferindo-as, posteriormente, para um processador de alimentos. Caso não o tenha, amasse uma a uma. 





5) Ligue o processador e bata até as bananas virarem uma massa homogênea: essa é a Biomassa de Banana Verde!





6) Distribua a biomassa em copinhos descartáveis de café (ou outro recipiente que preferir) e congele. Assim, fica mais fácil ter a biomassa de banana verde por muito tempo (3 a 6 meses no congelador), já que na geladeira o ideal é consumi-la em até 3 dias. 


DICA: você pode colocar a biomassa em sucos, sopas, feijão, vitaminas...enfim, o que importa é consumi-la! #ficadica

























Nenhum comentário:

Postar um comentário