quinta-feira, 2 de outubro de 2014

RECEITA: Pastel de Fubá

Ontem, foi o Dia Mundial do Idoso e nada melhor que comemorar esse dia fazendo uma visita às instituições que cuidam e abrigam a pessoa idosa. Por isso, estive no Lar do Idoso Frederico Ozanan, em Carmo do Rio Claro, para visitar os residentes e aprender com as funcionárias Nirce e a Bete a fazer um delicioso e sequinho Pastel de Fubá. Quer aprender? Então, anota aí!


PASTEL DE FUBÁ

Rende: 150 pastéis, aproximadamente.





















INGREDIENTES

12 colheres (sopa) de fermento biológico (fermento de pão)

12 colheres (sopa) de açúcar

12 colheres (café) de sal

12 xícaras (chá) de leite morno

12 xícaras (chá) de fubá

24 ovos

36 colheres (sopa) de óleo

36 xícaras (chá) de farinha de trigo

Óleo para fritar

- RECHEIO: de sua preferência (ex: carne moída, frango com milho, presunto e queijo etc.). No caso do 49º programa, fizemos com Carne Moída (mais seca, sem molho).


MODO DE PREPARO

Em uma bacia grande, coloque o fermento, o açúcar, o sal e mexa bem até dissolver o fermento. Em seguida, acrescente o leite morno, mexa e vá adicionando aos poucos o óleo, os ovos, o fubá e, por último, a farinha de trigo (porque, às vezes, não é necessário colocar toda a farinha de trigo), mexendo muito bem em cada adição. Amasse bem a massa (sove) numa superfície lisa até que a mesma fique homogênea. 

Faça pequenas bolas da massa (não precisa esperar a massa crescer), depositando-as em uma superfície lisa e limpa (não precisa enfarinhar). Abra a massa com um rolo de macarrão, corte em círculos, coloque o recheio em cada círculo e feche muito bem com um garfo.

Frite-os no óleo quente (180º) até que fiquem dourados.

DICA 1: Existem umas fôrmas de pastel muito práticas que você encontra em lojas de variedades. Quando usadas, você não precisa cortar em círculos nem fechar com garfo. 


DICA 2: O legal dessa receita é que você pode reduzi-la para 1/3, por exemplo, caso queira uma quantidade menor de pastéis.


Venha ver o vídeo, aprender com as meninas do Lar do Idoso Frederico Ozanam a fazer esse pastel delicioso e ainda fazer uma visita aos residentes dessa entidade tão importante para Carmo do Rio Claro:





Querem ver os bastidores do programa? É pastel que não acaba mais! rsrsrs



Obrigada, meninas, pela receita! Amei!



4 comentários:

  1. gostaria de ver foto do pastel cortado. vc teria?

    ResponderExcluir
  2. poxa, gostaria de ver o video mas n esta mais disponivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ráyna, td bem? O pastel é ótimo e sequinho. Se colocar bastante recheio, vai ficar divino, como o do programa. Infelizmente, apaguei todos os meus vídeos do Carioca na Roça pq tive problemas com direitos autorais. Grande abraço

      Excluir